NOSSOS PROJETOS

ATENDIMENTO INCLUSÃO

DIGITAL



  • Atendimentos com crianças a partir de 6 anos de idade até idosos. Os atendimentos têm como objetivo apresentar e conhecer as tecnologias assistivas de acordo com as necessidades e demandas da pessoa com deficiência visual, seja o computador, tablet ou celular utilizando o software de voz;

  • Atendimentos com a família e a rede de apoio para orientações sobre a deficiência visual e acessibilidade, visando a inclusão da pessoa com deficiência visual em todos os espaços da sociedade.



ATENDIMENTO, ORIENTAÇÃO

E MOBILIDADE



  • Atendimentos com crianças a partir de 6 anos de idade até idosos, ensinando as técnicas de Orientação e Mobilidade - guia-vidente, autoproteção e bengala longa - para que a pessoa com deficiência visual possa ter melhor orientação espacial e mobilidade, como também conhecer, relacionar e deslocar-se pelos diversos espaços e ambientes (internos e externos);

  • Visitas domiciliares e escolares visando orientações em relação à acessibilidade, mobilidade e autonomia da pessoa com deficiência visual dentro dos seus espaços de convivência e interação;

  • Atendimentos com a família e a rede de apoio para orientações sobre a deficiência visual e acessibilidade, visando a inclusão da pessoa com deficiência visual em todos os espaços da sociedade.


ATENDIMENTO

PEDAGÓGICO



  • Atendimentos com crianças até idosos, instrumentalizando cada pessoa com os recursos necessários, seja o sistema Braille ou recursos ópticos e não ópticos, para realização de leitura e escrita, visando maior autonomia;

  • Atendimentos com a família para orientações em relação aos recursos e adaptações necessários para a inclusão da pessoa com deficiência nos diversos espaços da sociedade;

  • Parceria com escolas particulares, Estaduais, Municipais e o NUMAPE (Núcleo de Educação Especial do Município de Piracicaba).



ATENDIMENTO

PSICOSSOCIAL



  • Atendimentos com crianças até idosos. O trabalho tem como foco a aceitação da condição visual, suas implicações dentro de cada fase de desenvolvimento, a superação das dificuldades e fortalecimento da autoestima, autoimagem e autonomia, auxiliando na construção da sua identidade;

  • Atendimentos com a família e rede de apoio de modo a acolher e informar sobre todos os aspectos da deficiência visual, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.




ATENDIMENTO

SOCIAL



  • Realização da anamnese social;

  • Orientações sobre recursos básicos disponíveis para a pessoa com deficiência visual e seus direitos, de acordo com a lei vigente;

  • Contato e encaminhamento a outras instituições e serviços, quando houver necessidade de outros atendimentos não realizados pela AVISTAR;

  • Esclarecimento de normas e regras da instituição e dos projetos;

  • Visitas domiciliares de acordo com a demanda apresentada;

  • Articulação com a rede de apoio.


ATIVIDADES

EXTRAS



  • São atividades voltadas aos usuários e seus familiares, possibilitando o desenvolvimento das potencialidades, aumento de autoestima, autonomia e ampliação do universo informacional, visando também a inclusão social nos diversos espaços do território. Tais atividades, acontecem dentro da sede da AVISTAR ou externamente, dependendo dos objetivos propostos.


AVALIAÇÃO

MULTIDISCIPLINAR



  • Realizada por professor de orientação e mobilidade, instrutor de informática, psicóloga e pedagoga, visa avaliar as necessidades da pessoa com deficiência visual que buscou atendimento na instituição e traçar um plano de atendimento personalizado (PIA), considerando diagnóstico clínico, diagnóstico funcional, além das condições socioemocionais.


INTERVENÇÃO

PRECOCE



  • Atendimento para crianças desde o nascimento até 5 anos 11 meses e 29 dias de idade. As intervenções são feitas através de experiências lúdicas com objetivo de iniciar a compreensão do próprio corpo, estabelecer as primeiras relações com o mundo externo, estimulando seu desenvolvimento global, de forma a prevenir dificuldades que possam surgir em decorrência da deficiência visual;

  • Atendimentos com os pais e rede de apoio de modo a acolher e informar sobre todos os aspectos da deficiência visual, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.


PROGRAMA DE HABILITAÇÃO

E REABILITAÇÃO (PHR)



  • Acompanhar e monitorar as famílias de Pessoas com Deficiência Visual encaminhadas pela rede Socioassistencial dentro ou fora da instituição;

  • Prevenir agravos que possam desencadear rompimento de vínculos familiares e sociais, confinamento e institucionalização das pessoas com Deficiência Visual que procurarem o Programa, em ações conjuntas com a rede;

  • Promover acesso das pessoas com Deficiência Visual e seus familiares aos Benefícios, Programas de Transferências de Renda e outros serviços Socioassistenciais das demais políticas públicas setoriais e do Sistema de Garantia de Direitos, em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS);

  • Oferecer possibilidades de desenvolvimento de habilidades e potencialidades, promovendo a participação cidadã para construção de contextos inclusivos.