NOSSOS PROJETOS

APOIO PEDAGÓGICO

INFANTO-JUVENIL E ADULTO



Utiliza o método Braille ou recursos ópticos/não ópticos, para realização de leitura e escrita, proporcionando bases sólidas para a inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade. Os atendimentos são feitos individualmente, focando as necessidades do educando, e adaptando os recursos necessários para o melhor desempenho possível.



ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL

INFANTO-JUVENIL E ADULTO



Os atendimentos psicológicos são individuais e buscam oferecer às crianças, adolescentes e adultos, um ambiente favorável e seguro para a vivência de sentimentos e conflitos emocionais das pessoas com deficiência visual, com o objetivo de ampliar sua consciência psíquica e seu o desenvolvimento emocional, propiciando condições de autonomia e independência.


ATENDIMENTO

SOCIAL



Diagnostica a necessidade de cada usuário e sua família, orientando, acompanhando e promovendo ações para que as pessoas com deficiência visual se tornem independentes, prevenindo a segregação e visando a inclusão social.



ATIVIDADES

EXTRAS



São atividades voltadas aos usuários e seus familiares, possibilitando o desenvolvimento das potencialidades, aumento de autoestima, autonomia e ampliação do universo informacional. Tais atividades, acontecem dentro da sede da AVISTAR ou externamente, dependendo dos objetivos propostos.



AVALIAÇÃO

MULTIDISCIPLINAR



Realizada por educador físico, psicóloga, pedagoga e terapeuta ocupacional, visa diagnosticar as necessidades da pessoa com deficiência visual que buscou atendimento na instituição e traçar um plano de atendimento personalizado, considerando diagnóstico clínico, diagnóstico funcional, além das condições sócio-emocionais.



EDUCAÇÃO

FÍSICA



Trabalha o domínio das atividades físicas e motoras, habilidades básicas e capacidades físicas elementares do desenvolvimento humano, tornando possível a integração dessas atividades com a apropriação da independência e autonomia das pessoas com deficiência visual; 2 modalidades de atendimento serão realizadas, de acordo com distinção de idade do usuário (públicos infanto-juvenil e adulto): orientação e mobilidade e atividades motoras.


INFORMÁTICA

.



As aulas de informática básica (utilização do Windows, pacote Office e internet), são dadas com o auxílio do software de voz Virtual Vision.
 

 



INTERVENÇÃO

PRECOCE



As intervenções são feitas através de experiências lúdicas para crianças com deficiência visual de 0 a 6 anos, com objetivo de iniciar a compreensão do próprio corpo, estabelecer as primeiras relações com o mundo externo e orientar a família nessa nova situação de vida.