De acordo com dados do IBGE de 2010, no Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas têm alguma deficiência visual. Cerca de 530 mil brasileiros são cegos, e 6 milhões têm grande baixa visão.
 
Em 2010, a OMS (Organização Mundial da Saúde), considerou a deficiência visual um grave problema de saúde global, e chamou atenção para o fato, de que com o conhecimento e tecnologias atuais, 80% das deficiências visuais advêm de causas evitáveis. Apesar disso, milhões de pessoas continuam em risco de perda visual, devido à falta de cuidados dos olhos.
 
Com tratamento precoce, atendimento educacional adequado, programas e serviços especializados, a perda da visão não significa o fim de uma vida independente e produtiva.
 
Cerca de 500.000 crianças ficam cegas por ano (quase uma por minuto). Muitas morrem na infância, devido ao problema que a levou à cegueira (sarampo, meningite, rubéola, doenças genéticas, lesões neurológicas ou prematuridade). A maioria das crianças cegas, nascem ou ficam cegas em seu primeiro ano de vida.
 
De modo geral, mais da metade das crianças cegas do mundo, são cegas devido a causas evitáveis (15% tratáveis e 28% preveníveis); nos países em desenvolvimento, a proporção de cegueira por causas evitáveis é maior que nos países desenvolvidos.
 
As causas de cegueira na infância variam, mas as principais causas evitáveis são: cicatrizes corneanas, catarata, glaucoma, retinopatia da prematuridade, erros de refração e baixa visão.
 
Glaucoma, retinopatia diabética, atrofia do nervo óptico, retinose pigmentar e degeneração macular relacionada à idade (DMRI), são as principais causas da cegueira na população adulta.